terça-feira, junho 23, 2009

Acampamento no Canadá

Uma das coisas que eu queria muito fazer por aqui era acampar. Gosto muito de camping e no Brasil conheci lugares fantásticos acampando. Com a oferta quase infinita de hoteis e promoções, camping deixou de ser uma opção barata de viagem e só acampa mesmo que gosta. Mas alguns lugares que a gente pode conhecer acampando hotel nenhum pode oferecer. É sem dúvida uma das formas mais gostosas de descarregar as tensões e esquecer um pouco do mundo civilizado e dos problemas que ele produz.
E aqui a gente pode fazer camping selvagem, coisa que no Brasil não dá. Ficar escondido no meio do mato fora de um camping oficial no Brasil é coisa de doido, ou de bandido. Como essa segunda classe é a que mais cresce por lá é melhor optar por áreas de camping fechadas, que oferecem, além da segurança, itens de conforto como banheiro e cozinha, que você não vai encontrar no meio da floresta.
É claro que existem regras para acampamento selvagem aqui e são bem diferentes que as do Brasil. E aqui tem também uma coisa que o Brasil não tem: urso.
Por isso a primeira coisa que fizemos foi agendar com o nosso amigo John, ainda no fim do inverno, um fim de semana para acamparmos, pois se existe alguém que conhece do assunto por aqui, é ele.
Fomos para a Réserve faunique La Vérendrye, que fica a umas duas horas daqui. Essa reserva é um mosaico de lagos e pequenos rios, então o plano foi fazer canoe-camping. A gente partiu de uma das sedes do parque, onde alugamos a canoa. Todo dia remamos para um lugar diferente onde montamos acampamento. Foram cerca de seis horas de canoa por dia, com dias lindos, como vcs podem ver nas fotos abaixo.


Na saída o dia estava nublado, mas foi até bom, porque não estava muito quente.


Eu e a Tati ficamos em uma canoa e o John na outra. Preciso perguntar quem foi que remou o fim de semana todo?


O parque. Remamos tres dias e cerca de 36Km. cruzamos com um grupo que tb estava fazendo canoe-camping e uns barcos de pesca. Mais nada!


O primeiro acampamento. Existem umas áreas que são preparadas para montar as barracas e são marcadas por placas que podemos ver de dentro do lago.


Vocês já viram os verdadeiros patinhos na lagoa?


Entre um lago e outro, existem pequenas corredeiras. Algumas podemos passar com os barcos...


... outras temos que carregar os barcos, pois não dá pra arriscar.


O segundo dia de acampamento. Veja que a fogueira é feita com lenha que eles deixam por lá, para que a gente não corte nada para fazer o fogo.


A vizinhança aqui é calma. Graças a Deus não encontramos nenhum urso, ou Racoon por aqui. Mas, por segurança, toda a comida é guardada fora das barracas, de preferencia pendurada em uma árvore. Até pasta de dente deve ficar longe da gente de noite.


A única coisa que senti falta na paisagem, é que as árvores não são frutíferas como no Brasil. Durante seis meses esse parque fica debaixo de neve, então não tem mangueira que resista! = )


A volta para casa. Foi um fim de semana perfeito e espero repetir por vários anos. Obrigado John por ter organizado essa aventura com a gente!

Abraços,

4 comentários:

  1. Isso nao vale. Ajudei sim a remar...e muito, mas nao tanto como Manu =) Mas tinha meus motivos...rsrs
    Tatiana

    ResponderExcluir
  2. Conta verdadeira dum fim de semana maravilhoso, num lugar sereno e lindo. E vcs fizeram tudo perfeitamente, na primeira viagem por canoa! ...mas eu me lembra -- o que é que? -- algumas moscas negras...ou não? elas foram só um mau sonho?

    Abs,

    John

    ResponderExcluir
  3. Maneiro,
    Nunca imaginei isso por aqui...alias,
    nem muito fã de acampar eu sou. Mas gostei
    da idéia.
    Abraços,
    Vassia

    ResponderExcluir
  4. Gente, passeio maneiríssimo, e ótimas fotos. Parabéns!

    ResponderExcluir